Acontecimentos de 1945 - O bombardeamento de Hiroshima e Nagasaki


Este pode ser considerado o maior atentado terrorista da história da humanidade,já que o objetivo era aterrorizar a população japonesa,tudo aconteceu por ordem do governo e do exército dos Estados Unidos,para evitar uma invasão ao país para por fim a guerra.


Tudo aconteceu durante II Guerra Mundial,que foi cenário de imensas atrocidades.Paralelamente aos combates da guerra,os EUA estavam desenvolvendo em seu território o projeto Manhattan,pesquisa de armamento baseado na fissão do átomo,que viria ser as bombas atômicas.
Foi quando em 06 de Agosto de 1945,um bombardeiro B-29,apelidado de Enola Gay lançou uma bomba de Urânio sobre a cidade de Hiroshima.Formando uma imensa bola de fogo no céu com uma temperatura de 300 mil graus Celsius.Estima-se que mais de 140 mil pessoas tenham morrido.


Três dias depois uma nova bomba é lançada,desta vez o alvo foi a cidade de Nagasaki,que foi atingida por uma bomba de Plutônio,lançada por um bombardeiro B-29,o Bockscar,a nova bomba era mais forte que a que havia explodido sobre Hiroshima.
Por ser localizada entre montanhas,impediu uma maior irradiação dos efeitos da bomba.No entanto,mais de 40 mil pessoas morreram.

No dia 02 de Setembro de 1945,o Imperador japonês assinou a rendição do país.Para os EUA,o uso das bombas atômicas pode ter sido lucrativo.Mas para os japoneses e para o mundo,restou apenas o terror frente a esse novo instrumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário