Considerada umas das maiores tragédias humanitárias já acontecidas,o terremoto que abalou o Haiti no dia 12 de janeiro de 2010 trouxe imensa repercussão e tristeza ao país e ao mundo.
O abalo alcançou a magnitude 7,0 Mw e ocorreu a uma profundidade de 10 Km.O sismo teve seu epicentro na parte oriental da Península de Tiburon,a cerca de 25 Km da capital haitiana,Porto Princípe.
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha estima que cerca de três milhões de pessoas foram afetadas pelo sismo.O Ministro do Interior do Haiti,Paul Antoine Bien-Aimé,antecipou em 15 de janeiro que o desastre teria tido como conseqüência a morte de 100 000 a 200 000 pessoas.
O terremoto causou grandes danos em vários locais.Milhares de edifícios,incluindo os mais significativos do patrimônio da capital,como o Palácio Presidencial,prisões e hospitais,foram destruídos ou gravemente danificados.
Muitos países responderam aos apelos pela ajuda humanitária,prometendo expedições de resgate,equipes médicas e engenheiros.
Sistemas de comunicação,transportes,hospitais e redes elétricas foram danificadas pelo sismo,dificultando a ajuda nos resgates.O governo haitiano anunciou em 21 de janeiro que cerca de 80 mil corpos foram enterrados em valas comuns.
Com a diminuição dos resgates,as assistências médicas e sanitárias tornaram-se prioritárias.Os atrasos na distribuição de ajuda levaram a apelos raivosos de trabalhadores humanitários e sobreviventes,e alguns furtos e violências foram observados.
Referências: Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário